Todas as coleções
Para a Escola - Gestão e Apoio Escolar
Acompanhamento de estudantes
Para a escola: Acompanhamento do tempo de estudos de estudantes
Para a escola: Acompanhamento do tempo de estudos de estudantes
Carolina avatar
Escrito por Carolina
Atualizado há mais de uma semana

Olá, coordenadores e coordenadoras!

Neste artigo, iremos auxiliá-los(as) a verificar o tempo de estudo de seus estudantes dentro da plataforma Geekie One e também a identificar o uso de bloqueadores de rastreamento das ações do usuário, o que impossibilita a visualização dessas informações.

Para que possam ter visibilidade de quando é necessário intervir e promover o engajamento de estudantes, além de ter mais evidências que facilitam no atendimento de famílias, as informações sobre hábitos de estudos com o Geekie One agora estão acessíveis para todos(as) os(as) coordenadores e coordenadoras.

Objetivos da funcionalidade

  1. Mostrar que o uso da plataforma é saudável na rotina, bem como dar visibilidade para atendimentos individuais;

  2. Compreender hábitos de estudos e dedicação com a plataforma, ajudando estudantes que podem estar com dificuldades de acesso ou outras questões que possam comprometer o aprendizado;

  3. Atender famílias e reduzir o receio do uso da plataforma digital na rotina de estudos.

Funcionamento

Para calcularmos o tempo de estudos de estudantes levamos em consideração:

  • Consumo de conteúdos quando o estudante está realizando a leitura de textos, assistindo videoaulas ou resolvendo exercícios das seções de capítulos;

  • Tempo despendido na realização de atividades enviadas por docentes;

  • Quando o estudante realiza o plano de estudos personalizado segundo as recomendações do Geekie One.

⚠️Importante:

1) Caso o estudante apenas esteja com a guia do Geekie One aberta, porém sem realizar nenhuma ação, não será contabilizado como tempo de estudos.

2) O tempo de estudos é contabilizado tanto na versão web quanto no aplicativo.

Como visualizar o tempo de estudos dos(as) estudantes?

📍 No painel de coordenação, acesse a aba “Estudantes” e selecione o(a) estudante desejado(a);

📍 Role a página até encontrar as informações de tempo de estudos;

📍 Visualize as informações de tempo de estudos médio da semana do(a) estudante em comparação com o tempo médio de estudos de sua turma.

É possível ler as informações através do resumo ou apenas ver a média de tempo de estudos. Além disso, o gráfico em linha mostra a evolução do tempo de estudos semanalmente ao longo do período selecionado.

Ao passar o mouse por cima de um dos pontos do gráfico é possível visualizar as seguintes informações:

  • Início e término da semana em destaque;

  • Tempo de estudos médio do estudante;

  • Tempo de estudos médio da turma.

Caso o usuário queira saber como o Geekie One calcula as informações de tempo de estudos, basta clicar no botão saiba mais, ao lado do título da seção e aparecerão as informações, conforme imagem abaixo:

⚠️ Caso o estudante utilize algum Adblocker ou outra ferramenta que bloqueie o monitoramento do Geekie One, ou então não tiver informações de tempo de estudos em todo o período selecionado, irá aparecer a mensagem da imagem abaixo:

Se dentro do período selecionado houver ao menos uma semana sem informação de tempo de estudos, o tempo de estudos do estudante na data ficará zerada e terá um aviso abaixo do gráfico informando o comportamento com direcionamento para o Me Ajuda.

Impacto do Anti Tracking dos navegadores no tempo de estudo

O Anti tracking é uma opção que pode ser ativada nos navegadores ou instalada como plugin para impedir o rastreio das ações do usuário.

É uma ferramenta não maliciosa e que não possui efeitos maléficos no computador ou navegador de estudantes ou de qualquer outro usuário. Contudo, a utilização do anti tracking acaba impedindo o monitoramento de tempo, impossibilitando o registro do tempo de estudos na plataforma do Geekie One.

⚠️ Para o caso de escolas onde estudantes possuem dispositivos próprios, nosso direcionamento para contornar esse possível problema é promover o diálogo entre coordenações, estudantes e famílias e pedir que o estudante desabilite o anti tracking.

Como desabilitar o Anti Tracking?

Em caso de plugins, basta abrir as configurações do plugin no navegador e clicar em “Desativar neste site”:

Já em caso de anti trackings nos navegadores, como o Google Chrome, podemos desabilitar a opção, seguindo o tutorial próprio do suporte Google.

Se mesmo após a leitura deste artigo você continua com dúvidas, dificuldades ou precisa de mais esclarecimentos, entre em contato com nosso time de suporte pelo e-mail [email protected], pelo chat no canto inferior direito ou diretamente do seu Geekie One.

Geekie One. Ensino que você enxerga.

Respondeu à sua pergunta?