Por que a Geekie recomenda o Chromebook para sala de aula?

Por que a Geekie recomenda o Chromebook para sala de aula?

Julia Monteiro da Silva avatar
Escrito por Julia Monteiro da Silva
Atualizado há mais de uma semana

Olá, profissional de TI.

Neste artigo, você encontrará informações importantes sobre a recomendação do Chromebook em sala de aula.

O Chromebook é um dispositivo concebido pela Google com grande foco no contexto da educação. Apesar de assemelhar-se muito a um notebook, existem diferenças importantes que tornam o Chromebook um dispositivo único e muito apropriado para o uso em sala de aula, que são:

  • Bateria de longa duração (que não requer carga durante todo o dia letivo), teclado conectado e tela de tamanho razoável.São capazes de ficar on-line rapidamente e leves para transporte entre casa e escola.

Veja abaixo alguns outros benefícios do Chromebook:

  1. Sistema operacional

O Chromebook se utiliza do Chrome OS, fazendo que seja mais rápido para ser iniciado e também para navegar na internet.

Há um sistema gerenciador de aplicativos no menu principal. Existem, por exemplo, pastas para a organização dos seus documentos e mídias. Você pode copiar, colar, recortar e compartilhar arquivos.

2. Aplicativos

Há uma série de aplicativos úteis para o dia a dia, basta acessar a Play Store (loja de aplicativos do Google) e dar uma olhada no que tem de bacana por lá.

O Chromebook está integrado com as ferramentas do Google (Google Docs, Google Apresentações, Google Drive), que são possíveis de serem usadas off-line. Você pode aproveitar para transmitir conteúdos para o Chromecast (uma linha de players de mídia digital desenvolvida pelo Google) conectado a uma televisão ou projetor.

3. Bateria

Os Chromebooks prezam pela eficiência energética. O Samsung Chromebook 4, por exemplo, tem autonomia de bateria de até 12 horas. Trabalhar com esse dispositivo ou deixá-lo na mochila quando você vai para a escola é uma boa pedida, já que você não deve ficar sem bateria facilmente.

Por outro lado, a maioria dos notebooks com sistema Windows aguenta menos de 5 horas longe da tomada. Por isso, é preciso sempre ter o carregador em mãos, bem como fácil acesso à rede elétrica.

4. Configuração

O Chromebook é um notebook produzido para utilizar dados em nuvens. Você os acessa quando quiser, desde que tenha conexão com a internet. Guardar arquivos nesse aparelho para acessá-los off-line é possível. Você também pode expandir a memória com um cartão microSD. A configuração do Chromebook é boa o suficiente para navegar pela web.

5. Design

Aqui é um ponto importante. O Chromebook se destaca pela sua leveza. Ele pesa cerca de 1 kg, enquanto a maioria dos notebooks com Windows pesa de 1,7 a 2,2 kg. O tamanho da tela normalmente não é grande nos Chromebooks, o que também favorece a portabilidade. Eles costumam ter telas de 11 a 13 polegadas, com resolução HD.

6. Preço

Chromebooks custam cerca de mil e setecentos reais, enquanto produtos com o mesmo design com Windows saem muito mais caros.

Se mesmo após a leitura deste artigo você continua com dúvidas, dificuldades ou precisa de mais esclarecimentos, entre em contato com nosso time de Suporte pelo e-mail [email protected], pelo chat no canto inferior direito ou diretamente do seu Geekie One.

Geekie One. Ensino que você enxerga.

Respondeu à sua pergunta?