O Chromebook é um dispositivo concebido pela Google com grande foco no contexto da educação. Apesar de assemelhar-se muito a um notebook, existem diferenças importantes que tornam o Chromebook um dispositivo único e muito apropriado para o uso em sala de aula, que são:

Bateria de longa duração (que não requer carga durante todo o dia letivo), teclado conectado e tela de tamanho razoável, capazes de ficar on-line rapidamente, leves para transporte entre casa e escola.

Veja abaixo alguns outros benefícios do Chromebook:

  1. Sistema operacional

O Chromebook se utiliza do Chrome OS, fazendo que seja mais rápido para ser iniciado e também para navegar na internet.

Há um sistema gerenciador de aplicativos no menu principal. Existem, por exemplo, pastas para a organização dos seus documentos e mídias. Você pode copiar, colar, recortar e compartilhar arquivos. 

2. Aplicativos

Há uma série de aplicativos úteis para o dia a dia, basta entrar na Play Store (loja de aplicativos) e dar uma olhada no que tem de bacana por lá.

O Chromebook está integrado com as ferramentas do  Google (Google Docs, Google Apresentações, Google Drive) que são possíveis de serem usadas offline. Você pode aproveitar para transmitir conteúdos para o Chromecast (uma linha de players de mídia digital desenvolvida pelo Google) conectado a uma televisão ou projetor.

3. Bateria

Os Chromebooks prezam pela eficiência energética. O Samsung Chromebook 3, por exemplo, tem autonomia de bateria de até 10 horas. Trabalhar com esse dispositivo ou deixá-lo na mochila quando você vai para a escola é uma boa pedida, já que você não deve ficar sem bateria facilmente.

Por outro lado, a maioria dos notebooks com sistema Windows aguenta por menos de 5 horas longe da tomada. Por isso, é preciso sempre ter o carregador em mãos, bem como ter fácil acesso à rede elétrica. 

4. Configuração

O Chromebook é um notebook produzido para utilizar dados em nuvens. Você os acessa quando quiser, desde você tenha conexão com a internet. Guardar arquivos nesse aparelho para acessá-los offline é possível. Também, você pode expandir essa memória com um cartão microSD. A configuração do Chromebook é boa o suficiente para navegar pela web.

5. Design

Aqui é um ponto importante. O Chromebook se destaca pela sua leveza. Ele pesa cerca de 1 kg, enquanto a maioria dos notebooks com Windows pesa de 1,7 a 2,2 kg. O tamanho da tela normalmente não é grande nos Chromebooks, o que também favorece a portabilidade. Eles costumam ter telas de 11 a 13 polegadas, com resolução HD.

6. Preço

Chromebooks custam cerca de mil e quinhentos reais, enquanto produtos com o mesmo design com Windows saem muito mais caro.

Encontrou sua resposta?