Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesPara Docentes - Anos Finais e Ensino MédioPerguntas Frequentes
Para Docentes: Perguntas frequentes sobre provas e atividades - Anos Finais
Para Docentes: Perguntas frequentes sobre provas e atividades - Anos Finais

Acesse para visualizar perguntas frequentes sobre atividades.

Katia Rodrigues avatar
Escrito por Katia Rodrigues
Atualizado há mais de 2 anos

Olá, docente!

Neste artigo, você encontrará perguntas e respostas frequentes sobre o tema atividades. Vamos lá?!

1. É possível exportar uma atividade em PDF?

Sim. Ao localizar a atividade, clique nos três pontinhos localizados no canto superior direito e depois clique em “Exportar”.

Depois, clique em “Exportar agora”.

A atividade exportada será direcionada para seu Drive conectado ao Geekie One.

2. É possível gerar uma planilha com as notas/resultados dos(as) estudantes na atividade?

Sim, é possível exportar as notas/resultados para uma planilha.

Clique em “Atividades” e, ao localizar a atividade, clique em “Ver relatório”.

Depois, clique em “Exportar planilha”.

3. É possível criar e agendar uma atividade para todas as turmas de uma vez?

Sim, é possível criar uma atividade e direcioná-la para todas as turmas de uma série caso essas turmas estejam todas no mesmo planejamento. Confira como realizar esse procedimento clicando no artigo: Para docentes: Como criar e enviar uma Lista de exercícios.

4. Consigo duplicar uma atividade que disponibilizei em uma série para outra série?

Atualmente, é possível duplicar uma atividade apenas para as demais turmas que fazem parte do mesmo planejamento. Após realizar a cópia, será possível configurar/editar a atividade e selecionar as turmas que desejar.

5. Durante a criação da atividade, posso escolher a data e o horário de abertura e fechamento?

É possível inserir a data de início e de término nas atividades para casa. Por enquanto, essa novidade está disponível apenas na versão web. Confira como escolher a data e o horário, conforme o vídeo abaixo, clicando no artigo: Para docentes: Como criar e enviar uma Lista de exercícios.

6. Consigo estender o prazo da atividade para um(a) ou mais estudantes?

Quando a atividade estiver encerrada, você poderá reabrir e estender o prazo para todos os(as) alunos(as) de uma vez.

Por enquanto, não é possível estender o prazo para um(a) único(a) aluno(a) ou fazer uma seleção.

7. Consigo criar e direcionar a atividade para estudantes específicos(as)?

Sim, na última parte de configuração da atividade, haverá um botão para selecionar estudantes, caso não queira aplicar a atividade para a turma toda. Clique no artigo a seguir para obter mais informações: Para docentes: Como criar e enviar uma Lista de exercícios.

8. Consigo excluir um(a) estudante da atividade após ela já ter sido criada/agendada?

Não é possível remover ou adicionar um(a) estudante durante a aplicação da atividade. Somente é possível incluir/excluir os(as) estudantes na hora de criar a atividade ou enquanto ela ainda estiver como rascunho.

9. Consigo editar as questões do banco de questões do Geekie One?

Ainda não é possível fazer edições nas questões do banco de dados do Geekie One. Porém, você pode usar uma questão do banco da Geekie e editá-la usando a opção de criar uma questão autoral.

10. Consigo editar as questões ou a descrição da atividade após concluir a criação?

Não, a edição plena da atividade só é possível no momento da criação ou caso ela esteja em rascunho. Se a atividade já estiver agendada, será possível apenas alterar horário.

11. Consigo criar questões autorais?

Sim, você consegue criar suas próprias questões autorais. Clique no artigo a seguir para ver o passo a passo detalhado: Para docentes: Como criar e enviar uma Lista de exercícios.

12. Como faço para corrigir a atividade?

A correção das atividades funciona da seguinte forma: as questões alternativas são corrigidas automaticamente após o término do prazo, e as questões dissertativas devem ser corrigidas manualmente. Você deverá atribuir uma porcentagem para a resposta do(a) estudante que será correspondente à nota dele(a) naquela questão. Clique no artigo a seguir e saiba mais: [Docentes] Correção de atividades com questões dissertativas.

13. Um(a) docente que não criou a atividade consegue corrigi-la?

Sim, o relatório da atividade pode ser acessado, e a atividade corrigida por qualquer docente que esteja adicionado(a) no planejamento.

14. Outro(a) docente consegue ter acesso ao rascunho que eu criei?

Não. Apenas o(a) docente que criou o rascunho terá acesso a ele. Os demais docentes só conseguirão ver a atividade quando ela estiver agendada, aberta ou encerrada.

15. Se o(a) estudante entregar a atividade sem querer, o que fazer?

Caso você queira, poderá reabrir a atividade novamente para os(as) estudantes, mas isso só será possível depois de o prazo da atividade se encerrar, e você só conseguirá reabrir para a turma toda. Caso o prazo da atividade ainda esteja aberto, o(a) estudante consegue acessar a atividade novamente, editar e realizar uma nova entrega.

Confira o passo a passo no nosso artigo Reabrir, estender e encerrar uma atividade ou prova.

16. O(A) docente poderá estender o prazo da atividade durante a aplicação? Se sim, é possível fazer isso apenas para alguns(mas) estudantes?

Sim, o(a) docente consegue estender o prazo da atividade para casa enquanto ela estiver em andamento, mas a abertura fica limitada a toda a turma, não sendo possível selecionar apenas um aluno(a) ou um grupo de alunos.

Em atividades para sala, o(a) docente só consegue estender/reabrir para toda a turma após o prazo inicial finalizar.

Confira o passo a passo de como estender e reabrir uma atividade acessando o artigo Reabrir, estender e encerrar uma atividade ou prova.

17. Como anular a questão de uma atividade em andamento ou encerrada?

No momento, ainda não é possível "anular"/marcar como inválida uma questão da atividade quando ela estiver em andamento ou encerrada, sendo possível a edição apenas durante a criação ou enquanto estiver como rascunho.

18. Se o(a) estudante já entregou a atividade, mas por algum motivo o(a) docente precisou estender o prazo, quem já entregou precisa responder novamente?

Não precisa, mas, caso o(a) estudante queira, é possível alterar alguma resposta.

19. No caso de erro ortográfico ou alguma confusão por parte dos(as) docentes em questões autorais, o que fazer? Conseguimos corrigir por aqui?

É possível editar as questões autorais antes de serem utilizadas em provas e atividades. Não é possível editar a questão que está sendo utilizada na prova/atividade ou mesmo anular a questão por conta de erros ortográficos ou outros motivos.

É importante ressaltar que, ao editar, manteremos uma cópia da questão original no seu banco de questões autorais e que você poderá escolher entre elas para atividades futuras.

20. O(A) docente consegue criar a atividade em dois dispositivos diferentes (começar no computador e terminar no celular)?

No momento, ainda não é possível a criação de uma atividade simultaneamente em dois dispositivos diferentes.

Já provas e trabalhos são criados exclusivamente pela versão web (computador).

21. Quando o(a) docente reabre a atividade, a turma terá que começar a atividade do zero?

Não. Os(As) estudantes terão que continuar de onde pararam. Caso esse(a) estudante tenha perdido o sinal de internet em certo momento, irão aparecer as respostas que foram salvas até a última sincronização. Porém, essa sincronização pode demorar alguns minutos.

22. O(A) estudante que entrou na turma após a criação e o agendamento de atividades conseguirá respondê-las?

O(a) estudante terá acesso às atividades criadas depois de sua entrada na turma. As atividades criadas anteriormente não chegarão ao(à) estudante, e o nome do(a) estudante não constará no relatório da atividade.

23. É possível rotacionar fotos no momento da correção de uma atividade?

Sim, é possível! Ensinamos no vídeo abaixo.

Se mesmo após a leitura deste artigo você continua com dúvidas e dificuldades ou precisa de mais esclarecimentos, entre em contato com nosso time de Suporte pelo e-mail [email protected] ou pelo chat diretamente do seu Geekie One.

Geekie One. Ensino que você enxerga.

Respondeu à sua pergunta?