Olá, docente!
Neste artigo, você encontrará perguntas e respostas frequentes sobre o tema atividades. Vamos lá?!
1. É possível exportar uma atividade em PDF?
Sim. Ao localizar a atividade, clique nos três pontinhos localizados no canto superior direito e depois clique em “Exportar”.
Depois, clique em “Exportar agora”.
A atividade exportada será direcionada para seu Drive conectado ao Geekie One.
2. É possível gerar uma planilha com as notas/resultados dos(as) estudantes na atividade?
Sim, é possível exportar as notas/resultados para uma planilha.
Clique em “Atividades” e, ao localizar a atividade, clique em “Ver relatório”.
Depois, clique em “Exportar planilha”.
3. É possível criar e agendar uma atividade para todas as turmas de uma vez?
Sim, é possível criar uma atividade e direcioná-la para todas as turmas de uma série caso essas turmas estejam todas no mesmo planejamento. Confira como realizar esse procedimento clicando no artigo: Para docentes: Como criar e enviar uma Lista de exercícios.
4. Consigo duplicar uma atividade que disponibilizei em uma série para outra série?
Atualmente, é possível duplicar uma atividade apenas para as demais turmas que fazem parte do mesmo planejamento. Após realizar a cópia, será possível configurar/editar a atividade e selecionar as turmas que desejar.
5. Durante a criação da atividade, posso escolher a data e o horário de abertura e fechamento?
É possível inserir a data de início e de término nas atividades para casa. Por enquanto, essa novidade está disponível apenas na versão web. Confira como escolher a data e o horário, conforme o vídeo abaixo, clicando no artigo: Para docentes: Como criar e enviar uma Lista de exercícios.
6. Consigo estender o prazo da atividade para um(a) ou mais estudantes?
Quando a atividade estiver encerrada, você poderá reabrir e estender o prazo para todos os(as) alunos(as) de uma vez.
Por enquanto, não é possível estender o prazo para um(a) único(a) aluno(a) ou fazer uma seleção.
Acesse o nosso artigo: Para docente: Reabrir, estender, finalizar e excluir uma prova ou atividade e confira o passo a passo.
7. Consigo criar e direcionar a atividade para estudantes específicos(as)?
Sim, na última parte de configuração da atividade, haverá um botão para selecionar estudantes, caso não queira aplicar a atividade para a turma toda. Clique no artigo a seguir para obter mais informações: Para docentes: Como criar e enviar uma Lista de exercícios.
8. Consigo excluir um(a) estudante da atividade após ela já ter sido criada/agendada?
Não é possível remover ou adicionar um(a) estudante durante a aplicação da atividade. Somente é possível incluir/excluir os(as) estudantes na hora de criar a atividade ou enquanto ela ainda estiver como rascunho.
9. Consigo editar as questões do banco de questões do Geekie One?
Ainda não é possível fazer edições nas questões do banco de dados do Geekie One. Porém, você pode usar uma questão do banco da Geekie e editá-la usando a opção de criar uma questão autoral.
10. Consigo editar as questões ou a descrição da atividade após concluir a criação?
Não, a edição plena da atividade só é possível no momento da criação ou caso ela esteja em rascunho. Se a atividade já estiver agendada, será possível apenas alterar horário.
11. Consigo criar questões autorais?
Sim, você consegue criar suas próprias questões autorais. Clique no artigo a seguir para ver o passo a passo detalhado: Para docentes: Como criar e enviar uma Lista de exercícios.
12. Como faço para corrigir a atividade?
A correção das atividades funciona da seguinte forma: as questões alternativas são corrigidas automaticamente após o término do prazo, e as questões dissertativas devem ser corrigidas manualmente. Você deverá atribuir uma porcentagem para a resposta do(a) estudante que será correspondente à nota dele(a) naquela questão. Clique no artigo a seguir e saiba mais: [Docentes] Correção de atividades com questões dissertativas.
13. Um(a) docente que não criou a atividade consegue corrigi-la?
Sim, o relatório da atividade pode ser acessado, e a atividade corrigida por qualquer docente que esteja adicionado(a) no planejamento.
14. Outro(a) docente consegue ter acesso ao rascunho que eu criei?
Não. Apenas o(a) docente que criou o rascunho terá acesso a ele. Os demais docentes só conseguirão ver a atividade quando ela estiver agendada, aberta ou encerrada.
15. Se o(a) estudante entregar a atividade sem querer, o que fazer?
Caso você queira, poderá reabrir a atividade novamente para os(as) estudantes, mas isso só será possível depois de o prazo da atividade se encerrar, e você só conseguirá reabrir para a turma toda. Caso o prazo da atividade ainda esteja aberto, o(a) estudante consegue acessar a atividade novamente, editar e realizar uma nova entrega.
Confira o passo a passo no nosso artigo Reabrir, estender e encerrar uma atividade ou prova.
16. O(A) docente poderá estender o prazo da atividade durante a aplicação? Se sim, é possível fazer isso apenas para alguns(mas) estudantes?
Sim, o(a) docente consegue estender o prazo da atividade para casa enquanto ela estiver em andamento, mas a abertura fica limitada a toda a turma, não sendo possível selecionar apenas um aluno(a) ou um grupo de alunos.
Em atividades para sala, o(a) docente só consegue estender/reabrir para toda a turma após o prazo inicial finalizar.
Confira o passo a passo de como estender e reabrir uma atividade acessando o artigo Reabrir, estender e encerrar uma atividade ou prova.
17. Como anular a questão de uma atividade em andamento ou encerrada?
No momento, ainda não é possível "anular"/marcar como inválida uma questão da atividade quando ela estiver em andamento ou encerrada, sendo possível a edição apenas durante a criação ou enquanto estiver como rascunho.
18. Se o(a) estudante já entregou a atividade, mas por algum motivo o(a) docente precisou estender o prazo, quem já entregou precisa responder novamente?
Não precisa, mas, caso o(a) estudante queira, é possível alterar alguma resposta.
19. No caso de erro ortográfico ou alguma confusão por parte dos(as) docentes em questões autorais, o que fazer? Conseguimos corrigir por aqui?
É possível editar as questões autorais antes de serem utilizadas em provas e atividades. Não é possível editar a questão que está sendo utilizada na prova/atividade ou mesmo anular a questão por conta de erros ortográficos ou outros motivos.
É importante ressaltar que, ao editar, manteremos uma cópia da questão original no seu banco de questões autorais e que você poderá escolher entre elas para atividades futuras.
20. O(A) docente consegue criar a atividade em dois dispositivos diferentes (começar no computador e terminar no celular)?
No momento, ainda não é possível a criação de uma atividade simultaneamente em dois dispositivos diferentes.
Já provas e trabalhos são criados exclusivamente pela versão web (computador).
21. Quando o(a) docente reabre a atividade, a turma terá que começar a atividade do zero?
Não. Os(As) estudantes terão que continuar de onde pararam. Caso esse(a) estudante tenha perdido o sinal de internet em certo momento, irão aparecer as respostas que foram salvas até a última sincronização. Porém, essa sincronização pode demorar alguns minutos.
22. O(A) estudante que entrou na turma após a criação e o agendamento de atividades conseguirá respondê-las?
O(a) estudante terá acesso às atividades criadas depois de sua entrada na turma. As atividades criadas anteriormente não chegarão ao(à) estudante, e o nome do(a) estudante não constará no relatório da atividade.
23. É possível rotacionar fotos no momento da correção de uma atividade?
Sim, é possível! Ensinamos no vídeo abaixo.
Se mesmo após a leitura deste artigo você continua com dúvidas e dificuldades ou precisa de mais esclarecimentos, entre em contato com nosso time de Suporte pelo e-mail [email protected] ou pelo chat diretamente do seu Geekie One.
Geekie One. Ensino que você enxerga.