Todas as coleções
Para o(a) Técnico(a) Educacional e/ou Técnico(a) de Informática
Dispositivos
Chromebook: Boas práticas e orientações ao final do ano letivo
Chromebook: Boas práticas e orientações ao final do ano letivo

Orientações e boas práticas para chromebooks em comodato ao final do ano letivo

Nayara avatar
Escrito por Nayara
Atualizado há mais de uma semana

Olá, profissional de TI.

Neste artigo, você encontrará informações importantes sobre o recolhimento dos Chromebooks ao final do ano letivo.

Os(As) estudantes são responsáveis pelos cuidados gerais dos Chromebooks utilizados na escola e a família é responsável por quaisquer danos causados nos dispositivos, de acordo com o termo de responsabilidade. Por isso, é importante inspecionar os dispositivos, em conformidade com o que foi alinhado no documento de concessão (cada escola é responsável pela transmissão de responsabilidade à família, tendo feito um documento orientado pela Geekie ou por sua equipe jurídica).

Recomendações e boas práticas sobre a gestão dos dispositivos:

  • Antes do final das aulas, orientamos o recolhimento dos chromebooks e carregadores para vistoria de possíveis avarias;

  • No momento do recolhimento, é importante relacionar o número de série do chromebook com o estudante, para que este utilize o mesmo dispositivo no ano seguinte (o número de série pode ser identificado na parte de baixo do dispositivo ou ao pressionar o atalho “Alt + V” na tela de login);

  • Caso seja de interesse da escola adiantar as vendas de licenças para o próximo ano, a mesma poderá, após a confirmação da compra da licença Geekie One, fornecer o mesmo dispositivo para o (a) estudante utilizar no período de férias, desde que renovado o termo de concessão, deixando claro o seu uso para fins educacionais.

Recomendações e boas práticas sobre a inspeção do dispositivo:

  • Verificar possíveis avarias, como riscos na carcaça;

  • Verificar se todas as teclas do teclado estão em boas condições;

  • Verificar a conexão do carregador e a saúde da bateria;

  • Verificar a tela do dispositivo e se há pixels mortos.

Se for identificado que um dos pontos acima resultou em uma análise insatisfatória, orientamos que entre em contato com a família para possíveis correções e cumprimento dos acordos do termo de concessão.

Orientamos que não sejam realizados testes invasivos nos dispositivos, como abertura de carcaça e remoção de peças. Estas ações só deverão ser realizadas por uma assistência técnica especializada.

Se todos os pontos acima estiverem satisfatórios, orientamos que realize o powerwash (redefinição das configurações dos chromebooks) para a entrega no ano seguinte.

Powerwash

ATENÇÃO: Este procedimento irá apagar todos os usuários, arquivos e configurações salvas no Chromebook. Garanta que exista um backup das informações importantes antes de prosseguir.

  1. Reinicie o Chromebook.

  2. Acesse a tela login.

  3. Pressione os botões CTRL + SHIFT + ALT + R e depois solte-os.

  4. Selecione a opção PowerWash.

Se, mesmo após a leitura deste artigo, você continua com dúvidas, dificuldades ou precisa de mais esclarecimentos, entre em contato com nosso time de suporte pelo e-mail [email protected], pelo chat no canto inferior direito ou diretamente do seu Geekie One.

Geekie One. Ensino que você enxerga.

Respondeu à sua pergunta?