Além de facilitar a gestão escolar, o Relatório de Acompanhamento do Geekie One conta com subseções desenvolvidas para ser enviadas para diretamente para família contendo informações relevantes sobre o desenvolvimento intelectual de seus filhos e filhas como efeito da confiança da família na sua escola e na parceria com a Geekie.

Neste artigo você entenderá melhor o que são os Relatórios para Famílias e poderá acessar perguntas frequentes sobre estes Relatórios.

No Geekie One temos duas formas possíveis de envolver ainda mais as famílias no processo de aprendizagem de estudantes, dependendo da escolha da escola em liberar o acesso à informação para famílias.

São elas o 'Relatório para Famílias' e o e-mail automático semanal 'Família Conectada'.

Entenda cada uma a seguir.


1. Relatório para famílias: o que são e por que existem?

Este relatório tem por objetivo proporcionar um acompanhamento mais próximo das famílias de como está a aprendizagem de um(a) estudante.

A compreensão da taxa de participação (% de atividades entregues) e do desempenho do estudante nas atividades são informações relevantes para que responsáveis compreendam a situação atual de seu filho ou sua filha e possam criar oportunidades para diálogos entre família, estudante e escola.

Neste relatório, famílias conseguem ver como está a participação e o desempenho do(a) estudante em geral, em cada matéria e em cada capítulo trabalhado.

  1. Indicadores gerais:

    Permitem o entendimento de como está o(a) estudante como um todo, considerando todas as matérias que está cursando no período de análise.

    É como um farol único que permite que responsáveis compreendam avanços deste estudante como um todo (por exemplo, uma melhora geral em participação, a entrega de atividades, quando comparado com relatórios anteriores).

  2. Indicadores por matéria:

    Para cada matéria cursada pelo(a) estudante, responsáveis conseguem entender como está a participação e o desempenho individual e comparar com a média da turma.

    Desta forma é possível identificar matérias em que o(a) estudante se destaca e tem mais afinidade, bem como entender onde é preciso dedicar mais atenção para apoiá-lo(a).

  3. Indicadores por capítulo:

    Ao identificar uma matéria que precise de mais atenção, responsáveis podem entender onde está o desafio deste(a) estudante. Se é um desafio com a matéria como um todo ou em algum conteúdo específico.

Como envio este relatório para as famílias da minha escola?

O disparo é feito através dos Relatórios de Acompanhamento e Gestão geradas semanalmente e os dados são similares aos observados na aba "Relatório para Famílias".

É possível enviar de forma individual (para responsáveis de um estudante) através da aba 'Relatório para Famílias' ou para um grupo maior de uma só vez (para diversos responsáveis de estudantes) através da aba 'Envio em Massa'.

O que as famílias receberão quando eu enviar o relatório?

As famílias receberão um e-mail com um arquivo em anexo. Abaixo é possível visualizar tanto o corpo do e-mail recebido, como um exemplo de relatório que é enviado no formato PDF.

Detalhe: os itens entre colchetes (Exemplo: [NOME DA(O) ESTUDANTE] são variáveis que são preenchidas de acordo com os dados de estudantes e da sua escola. 
Assim, a mensagem que a família recebe se torna personalizada para cada família.

Exemplo de relatório recebido pela família


2. E-mail Família Conectada

Este relatório tem por objetivo proporcionar um acompanhamento da rotina semanal do(a) estudante. Manter a família ciente sobre quais atividades o(a) estudante está entregando e deixando de entregar auxilia o entendimento a respeito da rotina de estudo e também permite ações para que estudantes fortaleçam hábitos positivos de estudo.

Além disso, a família tem visibilidade sobre próximas atividades, podendo apoiar o(a) estudante no seu planejamento de estudos, bem como visualiza se o(a) estudante foi além e realizou atividades do Plano de Estudos Personalizado.

Como envio este relatório para as famílias da minha escola?

Caso deseje que famílias possam se cadastrar para receber esses e-mails, é preciso informar o time Geekie de relacionamento para que habilitem essa funcionalidade para sua escola.

A partir daí, basta que o(a) responsável se cadastre no perfil do(a) estudante e a partir da próxima semana passará a receber o e-mail Família Conectada de forma automática.

O que as famílias receberão?

Um e-mail com visual exclusivo contendo dados de Participação para cada semana, um descritivo detalhado por atividades entregues por matéria e capítulo trabalhado.

Além disso, o e-mail contém um incentivo para que o(a) estudante use o Plano de Estudos Personalizado e ainda um resumo das atividades que estão agendadas para a próxima semana.

Veja um exemplo:

Com este e-mail, a família pode entender detalhadamente no que cada filho(a) matriculado(a) na escola parceira do Geekie One está trabalhando semanalmente, não precisando esperar por boletins com frequência mensal, bimestral ou maior.


Perguntas frequentes sobre Relatórios para Famílias.

1. Os dados são relativos a qual período?

Os relatórios são gerados semanalmente. As métricas de participação e desempenho correspondem à média móvel das últimas 4 semanas.

2. O que é considerado para compor as métricas de Participação e Desempenho?

São consideradas todas as Listas de Exercícios e Trabalhos.

Para o cálculo de Participação são contabilizadas as atividades que o(a) estudante entregou em relação ao total de atividades enviadas por docentes cuja data de encerramento esteja dentro do período analisado. Já o Desempenho corresponde à porcentagem de acerto nos exercícios corrigidos.

3. O que é mostrado na lista de capítulos?

Todos os capítulos em que houve envio de Listas de exercícios na últimas 4 semanas, além da Situação por capítulo, indicador sugerido pelo cruzamento das informações de participação e desempenho.

4. No envio em massa, quando o e-mail da família é atualizado na planilha, isso atualiza automaticamente o e-mail de responsáveis cadastrado no login do(a) estudante no Geekie One?

A resposta mais objetiva é depende.

Suponhamos um cenário onde não tenho responsáveis cadastrados para um estudante, porém gostaria de encaminhar o relatório individual do respectivo aluno para seus familiares. Para fazer isso, você poderia utilizar tanto a aba 'Relatório para Famílias', quanto a aba 'Envio em massa'.

Ao encaminhar o e-mail para o responsável, precisamos antes confirmar que ele(a) deseja receber essas mensagens. Para isso, antes de enviar o relatório do estudante, enviamos uma pergunta para o endereço colocado, para confirmar que ele(a) é o responsável e informando que esta confirmação o(a) fará receber relatórios sobre o estudante. Veja o exemplo abaixo.

  • Caso a resposta a esse e-mail seja "Sim", este endereço receberá o relatório e o cadastro do estudante será atualizado com as informações do(a) responsável. Com isso, nos próximos Relatórios de Acompanhamento (planilhas) que a escola receber, o contato do(a) responsável estará atualizado e constará na listagem da aba 'Envio em Massa'.

  • Caso a resposta seja "Não", não atualizaremos o cadastro do estudante e, consequentemente, no próximo Relatório de Acompanhamento o campo de 'responsável' desse estudante estará em branco novamente.

5. Qual a diferença do relatório enviado pela planilha do relatório automático enviado pela plataforma?

No Geekie One temos 2 formas possíveis de envolver ainda mais as famílias no processo de aprendizagem de estudantes. As duas dependem da escolha da escola em liberar o acesso às famílias. São elas:

  1. Relatório para famílias

    1. Principal conteúdo: participação e o desempenho do(a) estudante em um determinado período;

    2. Nível de análise: esses indicadores podem ser analisados no geral (média em todas as matérias), por matéria e por capítulo trabalhado em cada matéria, além de ter comparativos com a turma.

    3. Forma de envio: disparo feito de forma manual através dos relatórios de acompanhamento - abas 'Relatório para Famílias' e 'Envio em Massa'. O e-mail de recebimento pode ser alterado pela coordenação.

  2. E-mail Família Conectada

    1. Principal conteúdo: entregas e realizações do(a) estudante naquela semana e atividades agendadas para a semana seguinte;

    2. Nível de análise: possível ver se estudante entregou ou não todas as atividades que se encerraram dentro da última semana (até sexta-feira 16h), bem como se o(a) estudante foi além e realizou alguma atividade do Plano de Estudos Personalizado no período.

    3. Forma de envio: disparo automático uma vez que a escola escolha enviá-los. Semanalmente famílias receberam o e-mail no contato cadastrado como responsável pelo(a) estudante.

Encontrou sua resposta?