Permitir compartilhamento de arquivos do Google Drive

Permitir compartilhamento de arquivos do Drive

Katia Rodrigues avatar
Escrito por Katia Rodrigues
Atualizado há mais de uma semana

Olá, profissional de TI.

Neste artigo, você encontrará informações que irão auxiliar você a instruir estudantes Geekie One a compartilharem arquivos pelo Google Drive.

Caso o e-mail institucional esteja de alguma maneira bloqueando o compartilhamento dos arquivos de Drive dos(as) estudantes com a plataforma Geekie One, pedimos, por gentileza, que a área de TI da escola siga os seguintes passos:

O processo deverá ser feito pelo e-mail do(a) administrador(a) da plataforma Google Workspace for Education a que as contas institucionais da escola estão vinculadas. Por ser administrador(a), você consegue controlar como os usuários na sua organização compartilham arquivos e pastas do Google Drive. Isso inclui os arquivos do Google Docs, do Google Planilhas, do Google Apresentações, do My Maps, pastas e outros itens armazenados no Drive.

Quando os usuários compartilham pastas, todo o conteúdo interno pode ser compartilhado.

Você pode permitir que os usuários convidem pessoas de fora da organização para acessar arquivos compartilhados. Também é possível permitir que eles tornem os arquivos públicos na web. Para fazê-lo:

  1. na página inicial do Admin Console, acesse Apps > Google Workspace > Drive e Documentos;

  2. clique em “Configurações de compartilhamento”;

  3. para aplicar a configuração a todos, deixe a unidade organizacional-mãe selecionada. Caso contrário, selecione uma unidade organizacional-filha ou um grupo de configuração;

  1. Em “Compartilhamento fora de sua organização”, ative o compartilhamento de arquivos e escolha as opções de compartilhamento:

Opção

Descrição

Ativado

Permite que os usuários convidem pessoas fora da sua organização para ver, comentar ou editar arquivos compartilhados.

No caso de arquivos que pertençam a usuários em sua organização, avisar ao compartilhar fora de sua organização

Envia um alerta aos usuários para confirmar que os arquivos não são confidenciais antes de compartilhá-los fora da sua organização.

Os avisos só aparecem quando os usuários compartilham os arquivos via editores de Documentos Google ou caixas de diálogo de compartilhamento do Drive. Se os usuários compartilharem arquivos diretamente, por exemplo, enviando links por e-mail, os avisos não serão exibidos.

Permitir que os usuários em sua organização enviem convites de compartilhamento para pessoas fora de sua organização que não usem uma Conta do Google

Permite que os usuários que não usam as contas do Google compartilhem arquivos com pessoas de fora da sua organização.

Se você desmarcar essa caixa, os usuários só poderão compartilhar arquivos com destinatários externos que tenham contas do Google ou estejam em uma lista de e-mails do Grupos do Google.

Para editar ou comentar arquivos, os(as) revisores(as) precisam fazer login em uma conta do Google ou de visitante se o compartilhamento para visitantes estiver ativado. Os convites precisam permitir comentários ou edições.

Permitir que os usuários em sua organização publiquem arquivos na web e os tornem visíveis como arquivos públicos ou não listados

Permite que os usuários:

  • publiquem arquivos do Documentos, do Planilhas e do Apresentações em Arquivo > Publicar na web. Isso permite que qualquer pessoa acesse e pesquise os arquivos na web;

  • selecionem as configurações de compartilhamento para tornar os arquivos visíveis como públicos ou não listados.

5. Clique em Salvar.

As mudanças podem levar até 24 horas para aparecer. Durante esse tempo, é possível que as configurações nova e antiga sejam aplicadas de forma intermitente.

Se mesmo após a leitura deste artigo você continua com dúvidas, dificuldades ou precisa de mais esclarecimentos, entre em contato com nosso time de Suporte pelo e-mail [email protected], pelo chat no canto inferior direito ou diretamente do seu Geekie One.

Geekie One. Ensino que você enxerga.

Respondeu à sua pergunta?