Olá, professor(a)!

Sabia que agora você poderá acessar todas as perguntas frequentes quando o assunto é provas em um só lugar? Vamos lá?

1) É possível criar e agendar uma prova para todas as turmas de uma vez?

Sim, é possível criar uma prova e direcioná-la para todas as turmas de uma série.

2) Consigo duplicar uma prova que disponibilizei em uma série para outra série?

No momento, ainda não é possível duplicar uma prova, mas estamos trabalhando para evoluir nesse ponto.

3) Durante a criação da prova, posso escolher a data e o horário de abertura e fechamento?

Sim, é possível inserir a data e o horário de abertura e fechamento da prova.

4) É possível imprimir uma prova?

Sim. Você poderá escolher no final da configuração da prova se ela será on-line ou impressa. Caso queira que seja impressa, um arquivo com todas as questões escolhidas será enviado para o seu Google Drive e você poderá formatar da maneira que quiser e imprimi-lo.

5) Consigo criar e direcionar a prova para estudantes específicos?

Sim, na última parte de configuração da prova, haverá um botão para selecionar estudantes, caso não queira aplicar a avaliação para a turma toda.

6) Consigo criar questões autorais?

Sim, é possível criar questões autorais.

7) Consigo editar as questões do banco de questões do Geekie One?

Ainda não é possível fazer edições nas questões autorais do Geekie One.

8) Consigo editar as questões ou a descrição da prova após concluir a criação?

Não, a edição plena da prova só é possível caso ela esteja em rascunho. Se a prova já estiver agendada, aberta ou encerrada, só será possível alterar horário e estudantes.

9) Um(a) docente que não criou a prova consegue corrigi-la?

Sim, o relatório da prova pode ser acessado, e a prova corrigida por qualquer docente que esteja adicionado(a) no planejamento.

10) Outro(a) docente consegue ter acesso ao rascunho que eu criei?

Não. Apenas o(a) docente que criou o rascunho terá acesso a ele. Os(as) demais docentes só conseguirão ver a prova quando ela estiver agendada, aberta ou encerrada.

11) Se eu estender o prazo de uma prova, ao reabri-la, as questões serão embaralhadas para os alunos e alunas?

Não. Caso o(a) professor(a) tenha selecionado a opção de embaralhar na criação da prova, o embaralhamento será feito apenas na primeira vez. Na hora da extensão do prazo, isso não vai mudar mais para o(a) aluno.

12) Posso estender o prazo da prova durante a aplicação? Se sim, é possível fazer apenas para alguns(mas) estudantes?

O(a) docente consegue estender o prazo da prova quando ela já está aberta, porém, ainda não é possível selecionar apenas para alguns(mas) estudantes. Ele(a) conseguirá selecionar um grupo de estudantes em uma prova encerrada.

13) Se o(a) estudante já entregou a prova, mas, por algum motivo, o(a) docente precisou estender o prazo, quem já entregou precisa responder novamente?

Não precisa, mas pode, se quiser realizar alteração em alguma resposta.

14) No caso de erro ortográfico ou alguma confusão por parte dos(as) docentes em questões autorais, o que fazer? Conseguimos corrigir por aqui?

O(a) docente consegue editar suas questões autorais, apenas no momento da criação. Se a atividade foi agendada, não será possível editar.

É importante ressaltar que, ao editar, manteremos uma cópia da questão original no banco de questões do(a) docente, e ele(a) poderá escolher entre elas para atividades futuras.

15) Como o(a) coordenador(a) pode acompanhar as provas?

Atualmente é necessário que a coordenação entre com o login do(a) docente ou tenha acesso à prova exportada em PDF para que, com suas observações, seja criada uma segunda prova. Estamos trabalhando para evoluir no acompanhamento das provas.

16) O(A) docente consegue estender a prova durante a aplicação, ou apenas após encerrar o prazo?

Hoje é possível estender o prazo da prova durante a aplicação. O(a) docente só não consegue estender, quando a prova está aberta, para um ou mais alunos(as) especificamente.

17) O(A) docente consegue criar a prova em dois dispositivos diferentes (começar no computador e terminar no celular, por exemplo)?

Não, a criação de provas é feita exclusivamente na versão web do Geekie One.

18) Como responder às provas de Matemática e Física que precisam ter símbolos? O docente precisa criar uma atividade com sugestão de resposta com imagens?

Atualmente é possível inserir fórmulas e símbolos como imagens (jpegs), mas estamos trabalhando para evoluir nessa função para algo mais prático.

19) O(a) docente tem visibilidade em tempo real de quem está fazendo a prova e quantas questões já responderam?

Por enquanto, não. Quando o(a) estudante entra em uma prova (clica em ver questões), o status de participação já é alterado para Sim. Quando o(a) estudante termina a prova, esse status também se mantém em Sim.

O que altera é o status da nota, por exemplo (o exemplo abaixo foi com questão dissertativa, o(a) aluno(a) A respondeu a todas as questões, e o(a) aluno(a) B respondeu apenas a algumas (respondeu parcialmente e ainda não entregou a prova):

Visão estudante:

Visão docente:

Lembrando que, para o(a) docente ter updates desses status, é necessário clicar no botão Atualizar (por isso, não é automático).

20) Quais funcionalidades estão disponíveis para a elaboração de provas de questões autorais?
Hoje, na criação de questões autorais, o que há disponível, por enquanto, é negrito, itálico, sublinhar, riscar, lista com marcadores, lista numerada, imagem (carregar arquivo) e link (colocar link).

21) O(a) “docente sombra” consegue acompanhar em tempo real o relatório de entrega das provas?

O perfil do(a) docente “sombra” consegue, sim, acompanhar o relatório. Só lembrando que não é em tempo real. O(A) docente precisa clicar no botão atualizar no início da página.

22) Consigo estender o prazo da prova para um ou mais estudantes?

Sim. Quando a prova estiver encerrada, você poderá escolher um ou mais estudantes para reabri-la. Quando a prova está em andamento, você não consegue estender para um grupo de alunos específico, apenas para todos que já estão naquela prova.

23) Consigo excluir um(a) estudante da prova após ela já ter sido criada/agendada?

Não é possível remover ou adicionar um(a) estudante durante a aplicação da prova. Somente é possível configurar os(as) estudantes na hora de criação da prova.

24) Pode acontecer de a prova ser entregue se houver queda de internet?

Se a internet do(a) estudante cair e não voltar até o horário definido para o fim da prova, o sistema fará a leitura das questões que já foram respondidas e entregará dessa forma.

Então, depois que o(a) estudante terminar a prova, ele(a) precisa ter internet para realizar a entrega.

25) A prova pode ser realizada em dois dispositivos diferentes? Começar a ser feita pelo computador e as fotos serem enviadas pelo celular, por exemplo?

Por enquanto, não é possível. Ao realizar a prova em dois dispositivos, ocorre a perda de algumas respostas. Ainda não é possível realizar a sincronia entre dois dispositivos diferentes.

26) Se o estudante entregar a prova sem querer, o que fazer?

Caso você queira, poderá reabrir a prova novamente para o(a) estudante, mas somente após encerrar o prazo da prova.

27) Como anular a questão?

Ainda não é possível "anular"/marcar como inválida uma questão da prova.

28) Quando o(a) docente reabre a prova, o(a) estudante selecionado(a) vai ter que começar a prova do zero?

Não. O(a) estudante selecionado(a) terá que continuar de onde parou. Caso esse(a) estudante tenha perdido o sinal de internet em um certo momento, aparecerão as respostas que foram salvas até a última sincronização. Porém, essa sincronização pode demorar alguns minutos.

29) O(a) docente sombra consegue corrigir a prova?

Sim, consegue. Se os(as) docentes têm acesso às mesmas turmas, eles conseguem corrigir provas de outros docentes.

30) O(a) docente pode definir o momento de liberação dos resultados e gabaritos?

O conceito de nota é diferente de resolução/gabarito. A nota funciona da seguinte forma:

- As notas das questões alternativas ficam disponíveis para os(as) estudantes assim que a prova termina, pois a correção dessas questões é automática.

- As notas das questões dissertativas só ficam disponíveis para os(as) estudantes após o(a) docente realizar a correção e publicar as notas.

Já a resolução das questões e o gabarito ficam disponíveis para os estudantes apenas depois que o(a) docente os libera. A liberação das resoluções e do gabarito é feita acessando-se o relatório da prova.

31) Ao finalizar a prova, o(a) estudante recebe o gabarito da parte objetiva, mesmo que haja uma questão dissertativa também?

Não, o(a) estudante não recebe o gabarito. O conceito de nota é diferente de resolução/gabarito. A nota funciona da seguinte forma:

- As notas das questões alternativas ficam disponíveis para os(as) estudantes assim que a prova termina, pois, a correção dessas questões é automática.

- As notas das questões dissertativas só ficam disponíveis para os(as) estudantes após o(a) docente realizar a correção e publicar as notas.

Já a resolução das questões e o gabarito ficam disponíveis para os(as) estudantes apenas depois que o(a) docente os libera. A liberação das resoluções e do gabarito é feita acessando-se o relatório da prova.

Exemplo com resolução não liberada:

Exemplo com resolução liberada (dissertativa e alternativa):

32) Como faço para inserir a nota do(a) estudante?

A correção das provas funciona como a de atividades: as questões alternativas são corrigidas automaticamente após o término do prazo; e as questões dissertativas devem ser corrigidas manualmente. O(A) docente deverá atribuir uma porcentagem para a resposta do(a) estudante, e a nota será calculada automaticamente com base nessa porcentagem e no valor atribuído a ela na criação da prova.

33) É possível inserir a nota de um(a) estudante manualmente?

Não. A nota é calculada automaticamente por meio da porcentagem atribuída na resposta do(a) estudante.

34) Consigo editar a nota das questões depois que a prova for criada?

Não, a edição plena da prova só é possível caso esteja em rascunho. Se a prova já estiver agendada, aberta ou encerrada, só será possível alterar horário e estudantes.

35) É possível gerar uma planilha com as notas/resultados dos(as) estudantes na prova?

Por enquanto, ainda não é possível, mas estamos trabalhando para isso.

Se mesmo assim você ainda tiver dúvidas sobre provas, clique no chat no canto inferior direito da página ou mande um e-mail para [email protected] e fale com a gente 👍

Tem sugestões, elogios ou dúvidas?
Mande seu comentário usando o nosso chat 😉

Encontrou sua resposta?